Municípios da região receberão ações do CastraPet em fevereiro
Imbituva, Rebouças, Irati, Rio Azul, São João do Triunfo e São Mateus do Sul irão receber o projeto
Publicado: 03/02/2025, 17:08
A agenda de fevereiro do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (Castrapet Paraná) prevê ações em 35 municípios, incluindo Rebouças, no Centro-Sul, que receberá o projeto pela primeira vez. Ainda, na região dos Campos Gerais, Imbituva, Irati, Rio Azul, São João do Triunfo e São Mateus do Sul receberão o projeto.
O projeto estará em Imbituva de 12 a 15 de fevereiro. Já Irati receberá o Castrapet no dia 17. Nos dois dias seguintes (18 e 19), Rebouças será contemplada.
O município de Rio Azul irá receber as ações em 19 de fevereiro. Nos dias 21 e 22, São João do Triunfo terá o programa no município. Por fim, São Mateus do Sul será contemplada em 24 de fevereiro.
Esse é o quarto ciclo do CastraPet Paraná. Iniciado em novembro de 2024, já atendeu 13.912 animais, entre cães e gatos, de 97 municípios. Até abril, quando termina essa etapa, serão beneficiadas 175 cidades de todas as regiões do Estado.
A proposta contempla exclusivamente pets que pertencem à população de baixa renda ou vinculados a organizações da sociedade civil e protetores independentes. O investimento do Governo do Estado apenas nesta fase é de R$ 9.625.000,00.
“Essas ações impactam diretamente a vida das famílias paranaenses. É uma iniciativa relevante para o bem-estar dos animais, para o meio ambiente e para a saúde pública”, destacou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza. “O CastraPet é um apoio direto às organizações não governamentais, às pessoas de menor renda e aos municípios, reforçando o caráter municipalista da região”, completou.
Além da esterilização, o programa propõe a educação sobre a tutela responsável de cães e gatos, que contribui para a conscientização ambiental, especialmente entre crianças e adolescentes, um dos requisitos para o município participar do projeto.
Outra ação que permite que municípios continuem integrados ao CastraPet é a intensificação da vacinação antirrábica, que visa a promoção da saúde pública e do pet. Para isso, o Governo do Estado monitora de perto as atividades organizadas pelas cidades parceiras.
O programa ainda oferece palestras sobre zoonoses e orientações sobre a vacinação e desvermifugação de animais, coordenadas pelo NEA. A colaboração se estende a uma rede que une diversas ONGs e milhares de protetores independentes, todos compartilhando o objetivo comum de elevar a conscientização da sociedade em relação aos animais.
Inserido no Plano Paraná Mais Cidades (PPMC), estabelecido pelo Governo do Estado para promover o desenvolvimento dos municípios paranaenses, o programa terá atendido, ao fim deste ciclo, mais de 107 mil animais de 324 municípios (81% do Estado) desde que foi implementado pela Secretaria de Estado Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em 2020.
COMO PARTICIPAR – O agendamento de horários para castração dos pets ocorre diretamente em pontos determinados pelas prefeituras, parceiras do Estado na iniciativa. No momento da inscrição, os tutores recebem todas as orientações sobre o pré e pós-operatório. Estão incluídos no CastraPet o recebimento de medicamentos para os cuidados após a cirurgia e também a aplicação de um microchip eletrônico para identificação do animal.
Com informações: Agência Estadual de Notícias.